quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Cada Caso...É um caso...Será?

Após polêmica, Câmara publica lista com frequência de vereadores

Levantamento do CadaMinuto Press mostra que 14 vereadores podem perder cargos por excesso de faltas


Plenário da Câmara de Maceió voltou a ter quórum, após denúncia
Foto: Assessoria da Câmara

Em meio à polêmica sobre a quantidade de faltas dos atuais vereadores da Câmara de Maceió, a Mesa Diretora da Casa publicou na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial do Município a relação com as presenças, ausências e faltas justificadas dos parlamentares.

A denúncia de 14 vereadores de Maceió poderiam ser cassados por excesso de faltas foi feita em reportagem publicada no CadaMinuto Press em novembro. A reportagem expôs desinteresse de mais da metade dos eleitos para o trabalho nos três dias em que são realizadas sessões ordinárias no plenário da Câmara Municipal. Como manda o Regimento Interno da Câmara, R$ 422 mil reais em dias de trabalho não descontados dos faltosos deveriam retornar aos cofres públicos.

Na portaria publicada hoje no Diário Oficial do Município, a Mesa Diretora diz que a publicação leva em conta que não há previsão de prazo para a apresentação das justificativas de faltas e licenças dos vereadores no Regimento Interno.

A publicação mês a mês da frequência não aconteceu porque segundo a publicação houve “lapso e por inocorrência de prática administrativa de publicação” e que a publicação se dá agora com base no princípio da “legalidade e do poder de autotutela, a Administração Pública possui permissão de rever seus atos administrativos”.

A lista, que o leitor pode conferir abaixo, mostra a frequência dos vereadores às sessões ocorridas entre fevereiro e novembro divulgadas pela Casa. A frequência do mês de dezembro deve ser publicada no Diário Oficial ao final da sessão legislativa.



Vale comparar os dados apresentados hoje pela Câmara de Vereadores e os dados levantados pela reportagem do CadaMinuto Press, onde pode se ver que algumas faltas aparecem hoje como Ausências Justificadas (AJI). O vereador Antônio Holanda (PMDB) que aparecia como o campeão de faltas, por exemplo, aparece na lista divulgada hoje com um número menor de ausências e mais faltas justificadas.

A polêmica também gerou um burburinho entre os suplentes, que começam a se organizar para apresentar documentos a fim de cassar o mandato de vereadores faltosos. Quatro dos onze com chances reais de substituir os vereadores se reuniram e buscam auxílio com advogados para fazer cumprir a Lei Orgânica do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário