quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

UPAs Prontas!

Município recebe UPAs do Trapiche da Barra e Benedito Bentes



UPA localizada no Trapiche
 
UPA localizada no Trapiche
 
Na manhã desta sexta-feira (19), às 09 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) receberá oficialmente do Governo Estadual de Alagoas, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra e Benedito Bentes. Cada UPA teve um investimento de R$ 4 milhões feito pelo Ministério da Saúde, tem área de 1.400m2 e capacidade para até 15 internações. Classificadas como de Porte III, as UPAs são as primeiras da capital e devem desafogar o Hospital Geral do Estado, prestando atendimento de urgência e emergência, além de garantir uma melhor qualidade de atendimento à população.

Seguindo os modelos adotados em outros Estados brasileiros, com a entrega, a Prefeitura de Maceió ficará responsável pelo gerenciamento das novas unidades de saúde, que serão administradas por uma Organização Social de Saúde (OSS).

Mariana Coelho da Paz, coordenadora geral do Pronto Atendimento do município, explica que a responsabilidade da SMS será cobrar e fiscalizar para que os serviços sejam prestados com a qualidade necessária. “Elaboramos o termo de referência, documento que contem todas as orientações técnicas para que a unidade possa funcionar. A seleção da empresa, atendendo aos requisitos divulgados no edital, será feita pela Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio”, explica.

A coordenadora acrescenta que a convocação para as empresas interessadas em participar da licitação foi publicada no dia 14 de novembro no Diário Oficial do Município. De acordo com o cronograma, o prazo para entrega da documentação e proposta de trabalho será encerrado no próximo dia 14 de janeiro.

Upa Porte III

Esse tipo de unidade tem capacidade de atender até 450 pacientes por dia, considerando uma população na área de abrangência de 200 mil a 300 mil habitantes.
A Unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo o sábado e o domingo, e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros e nos hospitais. A unidade oferece estrutura simplificada, com raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. As UPAS fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no País, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário