sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A Incompetência do Governo Estadual e Municipal...Autoridades sem Compromisso com a Saúde da População Alagoana...E o caos na saúde continua...E ninguém faz nada...Lamentável!

Bebês da Santa Mônica correm risco de morrer por falta de energia elétrica


Priscylla Régia e Railton Teixeira
Railton Teixeira/Alagoas24Horas
Bebês correm risco de morrer por falta de energia elétrica
Bebês correm risco de morrer por falta de energia elétrica
A falta de energia elétrica no bairro do Poço levou o caos à Maternidade Santa Mônica, na tarde desta quinta-feira, 19. 

Com o fornecimento de energia elétrica interrompido e sem gerador, os funcionários da unidade hospitalar estão realizando a ventilação manual para manter vivos os bebês da UTI neonatal.
De acordo com informações de funcionários da maternidade, a Santa Mônica está às escuras há pelo menos três horas. Apenas as luzes de emergência estão em funcionamento. 

Sobre o gerador, os funcionários contaram ao Alagoas24Horas que eles não funcionam desde o início da reforma da maternidade e a situação já era esperada por todos os servidores. 

"A estrutura é falha. A reforma foi uma maquiagem malfeita e tanto os pacientes quanto os funcionários correm risco por não ter estrutura adequada. Para se ter uma noção, hoje um parto teve que ser finalizado com uma lâmpada de emergência porque o gerador não funcionou. A situação é grave e nós iremos redigir um documento oficial para levar os órgãos competentes", contou uma médica, que preferiu ter o nome em sigilo. 

Técnicos de enfermagem, que não quiseram se identificar, informaram que não descartam o risco de morte dos bebês se a situação não for resolvida rapidamente. 

Eles disseram que estão fazendo a ventilação manual com ambú ( uma espécie de balão de borracha para levar ar aos pulmões do paciente) para que as crianças continuem vivas. Além disso, contaram que a UTI neonatal está lotada. 

Com a falta de energia elétrica, as parturientes estão sendo transferidas para outras maternidades.
A mãe de um recém-nascido entrou em contato com o Alagoas24Horas e contou que o desespero é grande. A possibilidade de perder um filho por falta de estrutura é angustiante. 

A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a falta de energia elétrica foi provocada por um acidente envolvendo um caminhão. Houve um curto-circuito que danificou a rede elétrica da região, atingindo estabelecimentos e casas. 

No entanto, nossa reportagem esteve no local e constatou que apenas a maternidade está sem energia elétrica. A Sesau informou ainda que o gerador ligou, mas não em sua plenitude e a Santa Mônica já acionou a Eletrobrás. Os técnicos da Sesau também já estão a caminho para resolver o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário