sexta-feira, 12 de julho de 2013

O SIMACEM ALERTA:GRIPE H1N1

Maioria dos casos da Gripe H1N1 são notificados em Maceió

Período chuvoso aumenta as chances de incidência da doença

Após a confirmação de dois casos da gripe H1NI que, inclusive, ocasionou o óbito de uma das vítimas, uma mulher de 53 anos que residia em Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem alertando a população sobre as medidas necessárias para a prevenção da doença.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Sesau, com a chegada do período chuvoso, a circulação de diversos subtipos de vírus da Influenza aumenta e isso exige que a população esteja cada vez mais atenta quanto à doença, em especial a gripe H1NI.

Dos 37 casos suspeitos registrados até o final do mês passado, 15 foram descartados e 10 estão sob a suspeitas de terem chegado ao óbito em virtude da gripe H1NI. A maioria dos casos foi notificada em Maceió.

Em entrevista , Claudeane Nascimento, gerente de Agravos e Doenças Imunopreveníveis, destaca que a Sesau realiza uma capacitação anual com os profissionais de todos os municípios do Estado sobre os métodos necessários para a prevenção da doença.

Segundo ela, o uso frequente de álcool em gel, a utilização de lenços descartáveis para a higiene nasal, a higienização das mãos após tossir e espirrar e a manutenção de ventilação nos ambientes são os cuidados que devem ser seguidos pela população.

“Com a chuva as pessoas ficam mais isoladas em ambientes fechados e, se esse ambiente não permite a circulação do ar, o risco de contração do vírus é maior” pontuou.

Claudeane ainda enfatiza que as pessoas que estão incluídas no grupo de risco devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a vacinação.
 “apesar de já ter se encerrado o período de campanha, a vacina continua disponível nos postos de saúde para as pessoas do grupo de risco que devem estar se imunizando contra o vírus da Influenza”.

No caso da Influenza H1N1, o paciente adquire febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e coriza.

Caso os sintomas da doença sejam identificados, é importante evita o uso de medicação sem autorização médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário