quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Campanha de Vacinação antirrábica

CCZ finaliza detalhes da Campanha de Vacinação Antirrábica

GEDSC DIGITAL CAMERA

Campanha de Vacinação Antirrábica terá início no dia 29 de novembro, com o Dia D de mobilização

A Coordenação das Ações de Controle da Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Maceió vem promovendo, ao longo desta semana, um treinamento para as equipes de vacinadores que vão trabalhar na Campanha de Vacinação Antirrábica, que acontece no dia 29 deste mês, com o Dia D de mobilização.

 Nesta quarta-feira (12), a coordenação reuniu os profissionais que vão atuar nos 1º e 2º Distritos Sanitários para finalizar os detalhes da ação.

“Realizamos esse treinamento para repassar informações da ação de forma mais acessível a todos e reciclar os procedimentos e técnicas utilizados neste tipo de campanha, que exige ainda mais atenção dos profissionais, não só na aplicação adequada da dose, mas também nos cuidados necessários para evitar acidentes com os animais”, afirma a coordenadora das Ações de Controle da Raiva do CCZ Maceió, Jéssica Bezerra.

No treinamento com as equipes, o médico veterinário Kleber Barros apresentou aos vacinadores uma série de orientações. Ele esclareceu detalhes acerca das técnicas de aplicação da vacina, contenção do animal (que deve ser feita pelo proprietário, com o objetivo de tranquilizá-lo), os procedimentos a serem adotados em caso de acidentes leves ou graves (mordeduras ou arranhaduras) e informações técnicas sobre a vacina.

Campanha

Este ano, a Campanha de Vacinação Antirrábica acontece em Maceió no dia 29, com o Dia D, e se estende, no período de 1º a 5 de dezembro, apenas na área rural do município, com as equipes visitando residências e pequenas propriedades em áreas de difícil acesso, que somam 2.800 domicílios.

Para atingir a meta de 80% da população canina e felina – que corresponde a um universo de 112.952 animais, sendo 75.304 cães e 37.648 gatos –, a campanha vai mobilizar 600 vacinadores em 191 postos de vacinação, que incluem o CCZ, unidades de saúde e pontos estratégicos como escolas, associações de moradores e estabelecimentos comerciais. 

A campanha terá ainda o reforço de estudantes do Curso de Medicina Veterinária da Ufal e do Cesmac, além de alunos do Curso de Zootecnia da Ufal.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário