sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dia de Liquidação...Dicas...É Black Friday

Dia de liquidações aquece comércio; veja como aproveitar sem dor de cabeça

Procon e especialista dão dicas para consumidores comprarem na Black Friday brasileira


Dia de liquidações aquece comércio; veja como aproveitar sem dor de cabeça

A tão esperada Black Friday, dia em que o comércio de todo o Brasil oferece descontos de até 70%, chegou. Para que este dia de compras não se transforme em dor de cabeça, o CadaMinuto reuniu recomendações da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), e conversou com João Kepler sobre os cuidados que os consumidores devem ter diante das liquidações oferecidas pelas lojas.

O Procon alerta aos consumidores que fiquem atento na hora da compra, seja em loja física ou virtual. “É importante que as pessoas fiquem atentas para verificar se as promoções e o site são idôneos”, afirmou o superintendente do do órgão de defesa do consumidor, Adalberto Tenório.

Para isso, o Procon orienta que o consumidor faça uma pesquisa de preços. “É importante que o consumidor faça uma pesquisa de preços para comparar e ver se existem grandes diferenças.

 Se um site oferece preços muito diferentes é preciso desconfiar”, explicou. O Procon orienta o consumidor a dar preferência a lojas que já tenha efetuado compras.

Uma vez decidido a efetuar a compra online, o consumidor é aconselhado a usar um computador pessoal, evitando computadores de uso coletivo para evitar fraudes cometidas pela internet. Também é importante verificar as informações básicas da empresa, como endereço, telefone e CNPJ.

O Procon dispõe em seu site uma lista de sites não recomendados pelo órgão - durante o ano de 2012.

No momento da compra, é importante que o consumidor consulte o valor do frete do produto para que se obtenha o valor total da compra e avaliar se a compra é vantajosa ou não.

Devolução e garantia

Em caso de devolução do produto, o consumidor tem o direito, assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, de devolver o produto dentro de um prazo de sete dias e ser restituído com o valor do produto.

 Já em relação à garantia, todo o produto tem garantia legal de 30 dias para os bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.

Durante toda esta sexta-feira, das 9h às 16h, o Procon vai fazer um plantão virtual para tirar dúvidas sobre a Black Friady. Mais informações no site do Procon/AL.

Eletrônicos lideram lista de produtos comprados

Quem nunca esperou uma promoção on line para comprar um eletrônico de última geração que atire a primeira pedra. Não é à toa que o item aparece com 69% de procura nas principais lojas virtuais do país. Ele é seguido de livros, 57%, moda e calçados, 51% e produtos de beleza e saúde, 46%.

Segundo o empreendedor João Kepler, o fator determinante para a conclusão da compra será a confiabilidade do site. Kepler foi entrevistado pelo Cada Minuto e dá dicas importantes para quem quer fazer uma compra on line e não ter dor de cabeça depois.

 Veja:

Fuja de golpes comuns; desconfie de e-mails fraudulentos

- O Black Friday brasileiro é controlado pela Câmara e-.net que reúne mais de 500 sites registrados, que assinaram um compromisso que envolve não manipular preços, entre outros itens. Por isso, uma boa dia é procurar pelo selo do Black Friday Legal no site participante ou conferir se está na lista oficial: http://www.camara-e.net/blackfriday/

- Procure por um cadeado na hora de pagar a compra.  Uma forma de evitar navegar em sites fraudulentos é procurar pelo símbolo de cadeado verde na barra de endereços do navegador.  Ele indica que o site usa um certificado SSL (Secure Sockets Layer), que é emitido por um conjunto de empresas de segurança. Por isso, se a suposta página da loja não tiver esse cadeado, principalmente na hora do pagamento, desconfie.

- Atenção também as promoções mirabolantes pois o volume de ofertas aumentam muito nesse período. Os sites fraudulentos aproveitam o impacto da oferta para atrair para o site deles.  Além disso, cuidado com sites clonados,  pois  muitos golpistas criam sites praticamente idênticos aos de grandes varejistas e prometem descontos para atrair vítimas.

Compre em sites confiáveis

- Além de pesquisar no site da câmara e-net pode pesquisar também no site oficial do Black Friday www.blackfriday.com.br -  mas existem alguns sites que podem fazer as duas funções:  Vão te ajudar a encontrar não só as melhores lojas, mas também as maiores ofertas.

- A Baixou ( www.baixou.com.br ) por exemplo, é capaz de comparar os preços de um mesmo produto buscado nas lojas mais confiáveis. Após realizar o cadastro, o usuário escolhe o produto, determina o preço máximo, monitora e compara os preços e analisa a variação de acordo com a loja.
 
- Outro que pode ajudar é o aplicativo Busca Descontos que  buscam os maiores descontos em lojas, marcas, departamentos e eventos. Ou usar os comparadores de preços tradicionais como Buscapé, por exemplo.

Eu acredito em descontos reais. Faça uma lista do que precisa comprar

- Muita gente chama de Black Fraude, mas na verdade aconteceu mesmo em casos específicos em anos anteriores.  Mas para esse ano as lojas tiveram que assinar termos de compromisso para evitar isso.

Eu acredito em descontos reais. Só para ter uma ideia da oportunidade, este ano, a Black Friday terá ofertas para todos os gostos e em todos os segmentos, desde vestuário, até viagens, eletrônicos e alimentação com ofertas de até 80%.

Por exemplo, as marcas em marcas como Calvin Klein e Polo Ralph Lauren prometeram descontos de 50%, a rede hoteleira Accor fala em 30% de descontos nas tarifas dos hotéis, a Oi e a Vivo anunciaram descontos de até 70% em diversos aparelhos de celulares, as grandes do Varejo virtual como: Submarino, Extra, Americanas, Wallmart, RicardoEletro, preparam grandes surpresas para a próxima sexta feira. e por ai vai.

- Meu conselho é que faça uma lista do que precisa comprar, pesquise durante o dia e compre.  Aproveite a oportunidade!

*Colaboradora

Nenhum comentário:

Postar um comentário