quarta-feira, 16 de outubro de 2013

FEIRA CAMPONESA EM MACEIÓ

Com lema “Plantar, colher e repartir”, Feira Camponesa está de volta a Maceió

16 de Outubro de 2013

    
Com lema “Plantar, colher e repartir”,  Feira Camponesa  está de volta a Maceió
Foto: Rafael Araújo
Chegou hoje (16) a Maceió mais uma edição da Feira Camponesa, trazendo uma grande variedade de alimentos  livres de agrotóxicos e com preços baixos. Cerca de 120 agricultores  vindos das regiões da Zona da Mata, Sertão e Litoral de Alagoas se instalaram na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, para  participar da 19ª edição do evento, que vai até o próximo sábado (19).
Com o lema “Plantar, colher e repartir”,  a feira dispõe de  Inhame, macaxeira, batata, mel, hortaliças, frutas e diversos outros produtos produzidos pela agricultura familiar nas áreas de reforma agrária. Segundo a engenheira agrônoma  e integrante da comissão organizadora, Heloísa Amaral, a estimativa é de que sejam comercializadas mais de 250 toneladas de alimentos agroecológicos. "Apesar do inverno seco que prejudicou a produção, os feirantes conseguiram ainda produzir  e trazer bastante coisa para a feira”, destacou.
Quem for conferir a feira, pode aproveitar e conhecer o tempero  do Restaurante Camponês,  montado no local, onde são oferecidas comidas típicas do campo como  buchada, rabada e galinha velha. Na estrutura da praça, há também a tradicional Casa de Farinha, com beiju feito na hora.  E, para encerrar o dia em clima de festa, o consumidor é presenteado com uma programação cultural repleta de  atrações musicais da terra, que prometem agitar  às noites com apresentações de  Diogo Rosa, Kleber Canto, Capoeira Palmares,  Forró Nó Cego etc. (programação noturna completa no final da matéria)
De acordo com o coordenador regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Carlos Lima, a realização da Feira Camponesa é um exemplo de conquista, que ressalta a importância da luta pela terra em um lugar marcado pela exclusão social. "É uma expressão da capacidade dos camponeses e camponesas de produzirem alimentos de qualidade. É uma manifestação camponesa na capital, no centro urbano, trás o espaço, o jeito do campo para a cidade e aproxima os que produzem dos que consomem", completou.
A Feira Camponesa, por tradição, acontece há  10 anos nos meses de junho e outubro. É realizada  pela CPT, em parceria com o Governo do Estado, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária  (Incra). 
Programação 
19ª Feira Camponesa
16 a 19 de outubro de 2013
Praça da Faculdade (Prado), Maceió
Das 6h às 23h
Programação Noturna
Quarta-feira
19h30 – Diogo Rosa
21h – Kleber Canto
Quinta-feira
18h30 – Capoeira Palmares
19h30 – Forró Nó Cego
21h – Guila Gomes
Sexta-feira
19h – Encontro das Sanfonas (Xameguinho, Tião Marcolino, Joelson dos 8 baixos, Edgar dos 8 baixos e Irineu)
20h30 – Bingo de um carneiro
21h – Pinóquio do Acordeon
Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia


Nenhum comentário:

Postar um comentário